Instituto da Visão Ribeirão Preto

(16) 4009-2999

Glaucoma

GLAUCOMA
O Glaucoma é uma condição patológica ocular em que se observa perda de fibras nervosas da retina e nervo óptico, provocado por um aumento de pressão intra-ocular e/ou má-perfusão capilar do nervo óptico.
Glaucoma é uma doença que acomete muitas pessoas em nosso meio. Para melhor compreensão, existem duas formas freqüentes:
Glaucoma agudo: caracteriza-se por forte dor ocular acompanhada de cefaléia e vômitos. É causa de procura urgente ao oftalmologista e/ou PS especializados. Causa perda de visão e se não tratado em tempo hábil é sem dúvida alguma, de prognóstico bastante reservado.
Glaucoma crônico: normalmente tem antecedentes familiares positivos, e pode ser um simples achado ao exame oftalmológico. Não cursa com dor forte ocular, mas as medidas de pressão ocular encontram-se além do normal. O Glaucoma crônico é uma entidade nosológica e costuma ser tratado com gotas tópicas com bons resultados. Seu seguimento, bem como a realização de exames comprovando danos pela pressão ocular alta, devem ser rotineiros. Entre estes exames, incluimos a campimetria visual, a sensibilidade ao contraste e a avaliação periódica com fotografias do fundo do olho.

Veja também

Instituto da Visão de Ribeirão Preto

Avenida Independência, 2509 - Jardim Sumaré
CEP 14025-390 - Ribeirão Preto SP - Telefone (16) 4009-2999