Instituto da Visão Ribeirão Preto

(16) 4009-2999

Visão subnormal

O que é Visão Subnormal

Visão Subnormal é por definição uma perda de visão, causada por doenças ocular que não pode ser corrigida por tratamento clínco ou cirúrgico, nem com óculos convencionais; ou quando todas as medidas já foram tomadas e mesmo assim permanece a baixa irreversivel da visão.

O que fazer para os pacientes portadores de visão subnormal

Os pacientes (adultos e crianças) com baixa visão não são cegos, mas tem dificuldade visual, portanto suas habilidades para efetuar as tarefas diárias como ler, escrever, assistir á televisão, reconhecer pessoas, costurar, bordar, jogar cartas, reconhecer moedas e dinheiro, etc, ficam prejudicadas.
No intuito de melhorar o desempenho visual desses pacientes é que realizamos o Teste de Visão Subnormal, um exame realizado no consultório pelo médico oftalmologista.

Como é realizado o Teste de Visão Subnormal com a utilização de auxílios que chamamos de ópticos e não-ópticos, é realizado um teste onde tentamos reproduzir no consultório as atividades do dia-a-dia citadas anteriormente, enfatizando sempre as prioridades dos pacientes.
Os auxílios ópticos são apresentados aos pacientes de várias formas, como o uso de óculos especial com lentes de grande aumento que servem para melhorar a visão de perto. As lupas também são muito úteis para ampliar as letras de jornal, livros epara material de estudos. Existem lupas de vários aumentos e de vários formatos, como as de mão, de apoio na mesa (indicada principalmente aos pacientes com dificuldade para segurar objetos ou quando a leitura é prolongada) e as lupas com iluminação propria.
Outro recurso para facilitar a leitura é o sistema de lupa eletrônica que possui uma câmera manual que é ligada ao aparelho de TV e assim o paciente pode ler na tela da TV com ampliação desejada.
Para melhorar a visão de longe, utilizamos auxílios como os telescópios binoculares e as telelupas, uqe são, em geral, usados estaticamente, isto é, quando o indivíduo esta parado, pois o campo visual fica reduzido e a percepcão de distância alterada. Para as crianças, são indicados para leitura na lousa. Os adultos e idosos usam para assistir á TV, reconhecer ônibus ou pessoas.
Para que ocorra o sucesso no exame e na prescrição do auxílio, é importante a realização de uma longa conversa com o paciente e familiares, procurando identificar as dificuldades e limitações causadas pela baixa visão, para que o resultado possa corresponder ás expectativas do paciente.

Instituto da Visão de Ribeirão Preto

Avenida Independência, 2509 - Jardim Sumaré
CEP 14025-390 - Ribeirão Preto SP - Telefone (16) 4009-2999